terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Ku Klux Klan (KKK)



website: http://www.kkk.com/




Ku Klux Klan é o nome de várias organizações racistas dos Estados Unidos que apóiam a supremacia branca e o protestantismo (padrão conhecido também como WASP) em detrimento a outras religiões. No seu auge esta organização foi localizada principalmente na região sul dos Estados Unidos em estados como Texas e Mississipi.




Membros da Ku Klux Klan desfilam em Washington, na Pennsylvania Avenue, 1928



Símbolo do mal

O emblema da KKK é circular em referência ao nome da organização – que vem de kuklos, “círculo” em grego. Dentro dele existe um losango que guarda uma “gota” do sangue derramado em nome da raça ariana.



A Bandeira

Originalmente, os integrantes da KKK usavam a bandeira confederada nos rituais. Mas, com a derrota dos sul-americanos na Guerra Civil Americana, ela foi substituída pela dos EUA. A presença da bandeira faz sentido: a organização foi sempre ultranacionalista e xenófoba.


A cruz

Atear fogo a uma cruz era o primeiro passo da cerimônia. Para os membros da KKK, a cruz em chamas é uma alusão ao fogo de Cristo. No passado, quando não havia luz elétrica, a chama acabava também por ajudar a iluminar o local, já que os rituais ocorriam sempre à noite.



A vestimenta

O uniforme – capuz e túnica brancos – foi inspirado na ordem religiosa dos Pastas, da Espanha. Alguns historiadores, no entanto, preferem acreditar que estas vestimentas representavam fantasmas de soldados confederados, que morreram durante a guerra civil.








Existência do grupo: 1º Klan 1865-1870 - 550,000 membros
2º Klan 1915-1944 - 4,000,000 membros
3º Klan 1945-Presente Membros - 8.000 membros

Posição política: Extrema-direita



Sem comentários:

Enviar um comentário