segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O Nazismo na práctica


A política de massas



Apesar de toda a sua doutrina antidemocrática, o nazismo considerou que poderia estabelecer uma autoridade muito maior se chegasse ao poder através das urnas com o apoio da massa.
Com esse intuito os nazistas produziram dos mais diversos discursos e ações, principalmente emotivas, que conseguissem conquistar a população para o seu próprio benefício. Tal situação era possível devido às recentes descobertas do subconsciente do pensamento humano e do irracional nas suas ações, o avanço das teorias psicanalíticas ajudaram a minar a convicção liberal de que a política significava homens livres escolhendo o melhor para a nação.

Ao contrário do que pensavam os liberais as motivações das massas são determinadas muito mais pela emoção e sentimentos do que pelo raciocínio bem defendido. Logo Hitler percebeu que esses sentimentos possuem sempre um lado positivo e um negativo, amor ou ódio, certo ou errado, verdade ou mentira.
Essa relação dava-se de forma extremamente clara na sociedade de uma forma geral, o lado positivo era transmitido com nostalgia a todas as categorias ligadas a uma sociedade alemã anterior que estava a perder-se, logo, esse lado está extremamente relacionado aos princípios fundamentados na própria tradição.


Sem comentários:

Enviar um comentário